Vela virtual: veja a importância de acender uma

Vela virtual: veja a importância de acender uma

O avanço tecnológico trouxe muitas praticidades para a nossa vida. Por exemplo, você sabia que é possível acender uma vela virtual? Saiba como!

Você é uma pessoa fiel à sua religião, mas está impossibilitado de ir a uma igreja para realizar suas orações? A vela virtual pode ajudar você a conseguir o seu objetivo da mesma forma que seria com uma vela física.

Hoje em dia, muitos possuem internet em casa e um dispositivo que possa acessá-la, seja um smartphone (celular) ou um computador. E é fato que a prática de acender velas é uma tradição em muitas religiões, seja para orações ou para homenagear falecidos.

A boa notícia é que existem várias possibilidades de você conseguir alcançar seus objetivos sem precisar sair de casa quando não puder, como por meio da vela virtual. Veja agora mesmo como isso funciona e descubra onde acender a sua!

O que é uma vela virtual?

Uma vela virtual é um mecanismo oferecido de modo online por alguns sites. É um espaço virtual que possibilita que você acenda uma vela que imita a vela física. Ou seja, você verá uma vela acesa por uma tela ao invés de fisicamente.

O objetivo principal da vela virtual é oferecer um modo para que fiéis possam fazer suas orações, homenagens e outras preces por meio da representação desse objeto. Para usar uma, você precisa realizar um cadastro em algum site.

Normalmente, a representação da vela é muito importante para quem, por exemplo, faz orações e preces. Isso é uma tradição antiga e perpetua até hoje. Portanto, o site de vela virtual possibilita que você tenha esse momento mesmo que à distância.

Como funciona uma vela virtual?

Ela funciona com o mesmo objetivo da vela física: realizar seus objetivos por meio da simbologia do objeto. No caso da vela virtual, isso será feito em um espaço virtual. Ou seja, de modo online e à distância, sem precisar sair de casa.

Quando alguém está debilitado, por exemplo, e não consegue se locomover, mas quer realizar suas preces, a vela virtual é a indicação ideal.

Como dissemos, para acender uma você pode precisar se cadastrar em um site. Há alguns que não exigem cadastro. No entanto, por serem vários os sites que disponibilizam esse espaço, o modo de funcionamento vai depender de cada um.

Há alguns que deixam a vela acesa por 7 dias, por exemplo. Outros oferecem a possibilidade de buscar pelo nome de entes queridos que já se foram. Pode ser possível também escrever uma mensagem no momento em que a vela é acesa.

Ou seja, é preciso encontrar o que melhor atende às suas necessidades.

Por que acender velas?

Você já se perguntou o porquê de acender velas? Afinal, como surgiu esse costume? Por exemplo, por que é tradição acender velas a Deus, santos ou para um falecido? Há também quem acredite que acender velas, na verdade, atrai coisas ruins.

Acender uma vela pode ter uma série de interpretações, como acabamos de ver. É uma tradição em muitos momentos e para vários povos e culturas diferentes. Algumas são bem comuns, como acender e soprar velas no bolo de aniversário ou para rezar.

O fato é que o costume parece ter se enraizado de várias formas, mas se há um objetivo geral para o entendimento do gesto, podemos citar o de realizar uma prece. A prece é uma mensagem, oral, escrita ou em pensamento, dirigida a uma divindade.

Esse sentido é dado pelo fogo com simbologia de plano mental. Isso quer dizer que acender uma vela é, na verdade, uma forma de ativar um pedido e enviá-lo mais rapidamente ao lugar da prece.

Levando para o lado espiritual, as chamas representam a força da natureza, que é ativada ao unir fogo e ar. Além disso, pode ser interpretada também como uma luz que forma um elo entre o indivíduo e os planos superiores.

A vela virtual tem o mesmo valor que a física?

É importante pensar no que significa o ato de acender uma vela para responder a essa pergunta. No geral, as velas não passam de um objeto, certo? O que as torna significativas é a representação que damos a ela e ao momento de acendê-la.

Com isso, assim como o Padre Camilo afirmou, acender uma vela vai além da materialidade. Ou seja, sim, a vela virtual tem o mesmo valor que a física, desde que você acredite e deposite sua fé nisso.

Motivos para acender uma vela virtual

O fato é que o gesto de acender velas está relacionado a vários costumes, como: missas, batismos, orações, devoção religiosa, homenagem a finados, rituais culturais, oferendas, agradecimentos, realização de desejos, entre outros.

Então, agora que você já sabe como funciona uma vela virtual, veja alguns motivos para inspirar você a ter o seu momento espiritual, mesmo à distância:

Orações e preces

Muitos fiéis católicos realizam alguns ritos importantes. Por exemplo, no batismo a vela é acesa para representar a luz que ilumina a todos e também quem foi batizado no momento.

Há também as orações e preces. Estes eventos usam a vela tanto para demonstrar a devoção quanto para agradecer, fazer promessas ou pedidos.

Testemunho

Esse é o momento em que as pessoas relatam as bênçãos que receberam. Além disso, são feitos agradecimentos pelas prosperidades. Normalmente, são eventos públicos, então tenha cuidado com o que vai incluir.

Homenagem a um ente querido

No Judaísmo, por exemplo, é comum realizar uma homenagem a um ente querido que faleceu. Nesses casos, eles acendem velas na sinagoga ou na residência do falecido. O evento pode ter duração de até 11 meses.

Na igreja católica também há essa cultura de acender velas para os falecidos. O sentido disso está nas preces que pedem para que a alma da pessoa seja iluminada, portanto, a vela ajudaria nesse quesito.

Celebrações

Uma das celebrações mais comuns que têm relação com o acendimento de velas é a tradição do Dia de Finados. Todos os anos, os fiéis vão aos cemitérios e igrejas para rezar e homenagear os entes queridos com velas e flores.

Esse gesto simboliza alegria, carinho e amor. A vela é o objeto que representa a fé, ao acendê-la, a representação é da crença de que a pessoa está na eternidade ao lado de Deus.

Onde acender uma vela virtual?

Se você já descobriu os motivos para acender uma vela virtual e quer acender a sua, veja alguns sites que possibilitam isso:

  • Santuário de Fátima: o site permite acender uma vela virtual que fica acesa por 7 dias. Além disso, você pode deixar uma mensagem e ter seu pedido realizado inscrito no Livro de Orações do Santuário.
  • Padre Marcelo Rossi: para acessar a vela virtual, você precisa realizar um cadastro, preenchendo com nome, data de nascimento, e-mail e outros meios de contato. Após isso, acesse a página da vela com o seu e-mail.
  • Basílica de Santo Antônio de Pádua: aqui também será necessário realizar um cadastro, preenchendo um pequeno formulário, para acessar a página da vela virtual. Você consegue acendê-la e escrever pedidos e agradecimentos.
  • Santuário Nossa Senhora Aparecida: basta realizar um cadastro rápido e mencionar a sua intenção, que pode ser privada ou pública, ao acender uma vela virtual para tê-la acesa por 7 dias, após aprovação.

Por fim, esperamos ter ajudado você a entender o significado de acender uma vela virtual e a importância do gesto. Caso ainda tenha dúvidas, não deixe de conferir mais dicas como está aqui no site!