Os animais também ficam tristes quando perdem alguém querido, o seu companheiro e tutor e, ainda, podem sofrer como os humanos.
Você sabia que não são só as pessoas que sentem o luto, mas os pets também? Sim! Vários estudos comprovaram que os pets também sentem falta dos seus companheiros ou tutores e vivem o luto pet.
Isso ocorre porque o luto pode ser sentido por qualquer ser vivo e não só os humanos. Ficou curioso para saber mais sobre isso e como passar por essa situação?
Então, continue lendo que vamos contar tudo para você sobre o luto pet e como ajudar os animais de estimação nesse momento difícil!
Tudo sobre o luto pet!
A perda de um ente querido nunca é fácil e as pessoas precisam de um tempo para viver o luto delas. Assim, também é com os pets e animais, em especial para cães e gatos, que são os animais de estimação mais comuns entre as pessoas.
Na maioria das vezes, quando a pessoa perde alguém, não pensa se ele tem um pet que possa estar triste e sofrendo com a perda do tutor. Por isso, é preciso também pensar nele e tentar ajudá-lo a passar por esse momento difícil.
Dessa maneira, é preciso oferecer o melhor para o pet para que consiga passar pelo luto pet. Assim como para as pessoas que perderam um ente querido.
Portanto, a perda do tutor afeta o pet tanto quanto as pessoas que perderam um familiar.
Imagina como os cachorros ficam quando perdem o seu tutor, porque costumam ter um vínculo mais forte com eles e são totalmente dependentes para tudo, vivendo para agradá-los.
Afinal, as emoções deles são claras e fáceis de serem observadas. Por isso, quando perdem o seu tutor não é complicado identificar o luto pet que estão vivendo.
Como saber se o pet está vivendo o luto?
Normalmente, os animais de estimação podem demonstrar alguns sintomas e agirem de maneira não muito comum, podendo até não quererem fazer mais nada, tamanho é o sofrimento que estão sentindo.
Os sintomas mais comuns são:
- parar de comer;
- ficar triste;
- não sair do seu canto o dia inteiro;
- sem vontade de brincar;
- ficar parado;
- evitar o contato com outras pessoas;
Todos esses sintomas do luto podem levar que o pet fique com depressão pela perda do tutor. Por isso, é importante observar todos os sintomas e tentar resolvê-los o quanto antes.
Como tentar amenizar o processo do luto pet para que ele passe logo?
Assim como para as pessoas, o luto do pet também pode demorar um pouco para passar. Mas o que fazer para que o processo do luto pet possa ser amenizado e possa passar sem muitas complicações?
E a resposta para isso é que o tempo sempre cura tudo e a sua recuperação vai sendo aos poucos, dia após dia.
Por isso, separamos 5 dicas que vão ajudá-lo com o luto pet:
- Deixe que ele fique quieto o tanto que desejar, mas sempre verifique se está se alimentando e dormindo. Os animais também precisam de um tempo para ficarem sozinhos.
- Procure deixar o pet no seu próprio ambiente e manter a mesma rotina que tinha antes de perder o seu tutor. Assim, ele vai se sentir mais aliviado porque as coisas não mudaram.
- Trate ele com carinho nas atividades do dia a dia, como brincar, alimentá-lo e deitar para dormir.
- Se o pet não estiver se alimentando e demonstrar sintomas de agressividade, leve-o ao veterinário para que possa resolver o problema.
- Procure se manter sempre atento ao comportamento do pet durante esse período para que ele não desencadeie alguma doença, como a depressão.
Existe um método para passar pelo luto pet?
Infelizmente não existe um método que possa ajudar o pet a passar pelo luto. Porque, assim como todas as pessoas, cada um dos animais vai assimilar a perda do tutor de um jeito.
Dessa maneira, cada um deles tem uma forma de passar por esse período e se recuperar. Porém, com as dicas mencionadas aqui, podem ajudar a amenizar a dor e o sofrimento do pet.
É importante durante o luto pet que ele esteja sempre acompanhado e cheio de carinho. Sabendo que é amado por outras pessoas, pode ajudá-lo a ver que não está sozinho, o que é muito importante para que supere essa fase logo.
Você já vivenciou o luto pet e precisou ajudar um animal de estimação? Deixe aqui um comentário contando como foi!