História de São Paulo através das esculturas em seus Cemitérios

Os cemitérios de são paulo são os cemitérios mais ornamentados do Brasil, dentre eles está o cemitério quarta parada com milhares de túmulos, centenas de capelas, estátuas de santos e esculturas famosas. A beleza destas esculturas entra em contraste com o pó cinza dos túmulos. No cemitério quarta parada estão enterrados dezendas de famosos entre eles Tonico e Tinoco, precursores da música sertaneja do Brasil, Arnaldo Rosa, tocava no famoso grupo “Demônios da Garoa” entre demais personalidades que você verá abaixo.

Domadora desconhecida enterrada no cemitério quarta parada

No Cemitério Quarta Parada, em São Paulo encontra-se um monumento com colunas como as antigas colunas romanas e uma escultura de um leão deitado. Esta escultura não chama atenção somente por sua beleza e imponência, o que chama a atenção é a sua história. No túmulo onde está esta estátua foi enterrada uma domadora de leões, a qual morreu em serviço. Seu nome e data de morte são desconhecidos até por que sua placa foi roubada do cemitério quarta parada.

As dezenas de mausoléus encontradas nos cemitérios de São Paulo são muito curiosos, seja por seus detalhes, pelas grandes esculturas santas e também por esculturas de artistas renomados. As esculturas aparecem em todos os cemitérios da grande São Paulo, cemitérios públicos e também nos cemitérios privados.

O mausoléu dos Esportistas Veteranos, localizado no Cemitério São Paulo é um dos mais imponentes. Lá está enterrado Arthur Friedenreich, este que foi um dos primeiros astros do futebol Paulistano. Em todo o cemitério é encontrado esculturas e estátuas de personalidades esportivas.

Cemitério da Consolação e o seu museu

A alguns quilômetros de distância do Cemitério São Paulo encontra-se o famoso Cemitéiro da Consolação, lá está um dos maiores museus abertos com mais de 300 esculturas de diferentes artistas. Entre eles estão Victor Brecheret e o escultor Bruno Giorgi. Esculturas de diferentes tipos, de diferentes tamanhos e localizadas em toda a extenção do cemitério.

No cemitério santo amaro, também em São Paulo encontra-se o Santo Popular Bento do Portão, este que era um morador de rua e ficou bastante conhecido por conceber milagres. Seu túmulo está sempre coberto por homenagens, agradecimentos e coroa de flores.

Decadência das esculturas

O principal motivo da diminuição destas esculturas, tanto no Cemitério Quarta Parada como nos demais antigos cemitérios de São Paulo é o alto custo. Há também quem diga que não encontra-se mais escultures especializado nestas obras para cemitérios.

E não são apenas as esculturas que são caras, a compra de terrenos também é de custo elevado. O preço do metro quadrado está na casa dos milhares de reais. Principalmente no Cemitério São Paulo, Cemitério do Araçá, Cemitério da Consolação e no Cemitério Quarta Parada.

×