代孕 | Military Drones | Military Drones for sale | Military uav for sale | Military Grade Drones for sale | vape wholesale | wholesale vape supplies |
Descubra 6 vantagens da cremação - Crematório Vila Alpina

Descubra 6 vantagens da cremação

Descubra 6 vantagens da cremação

Será que é possível encontrar algum ponto positivo quando se trata da morte? A resposta, na maioria das vezes, é não, porém, é concebível citar as vantagens da cremação como uma forma de apoio a quem busca uma despedida de qualidade.

Todos sabem que quando uma pessoa importante morre, é comum que as pessoas próximas passem por um período de muita tristeza. Tudo isso faz com que alguns pontos importantes acabem ficando de lado, como a escolha entre o sepultamento e a cremação.

Diante disso, será apresentado mais detalhes sobre a cremação, mostrando o seu conceito, com intuito de zerar todas as dúvidas sobre este ritual de passagem utilizado há bastante tempo.

Além disso, você também verá seis vantagens de escolhê-la, então é muito importante que a leitura seja feita até o final.

O que é cremação?

Antes de mostrar as vantagens da cremação, conheça um pouco sobre a sua história. Pois dessa forma você conseguirá quantificar a importância que esse ritual sempre teve para os povos do presente e do passado.

Para se ter uma noção, os primeiros relatos encontrados sobre cremação datam 3 mil anos a.C., sendo que após esse período, uma disseminação aconteceu pela Europa, até chegar no ocidente. No oriente a prática começou a ser muito utilizada por intermédio do budismo.

Para a maioria dos povos da época, a cremação era um ato de respeito ao cadáver, servindo como combustível para as crenças místicas da época. Então, aqueles que tivessem tido uma vida digna, seriam presenteados com esse tipo de “despedida”. Agora, caso a pessoa tenha cometido algum crime, o corpo era enterrado e sepultado.

O Brasil demorou um pouco até que a prática começasse a ser aplicada, pois somente em 1974, em São Paulo, é que surgiu o primeiro crematório do país. Desde então, os brasileiros começaram a ver a cremação como uma alternativa viável.

Quais são as etapas desse tipo de sepultamento?

Assim como todos os tipos de sepultamentos, a incineração do corpo não é algo direto e isso também é visto com uma das vantagens da cremação.

É preciso que seja feito todo um processo de preparação antes do ato principal, então a família também terá tempo de despedir do ente querido, antes de iniciar o processo.

Para você entender melhor, veja então todas as etapas da cremação:

  • Velório ou cerimônia de despedida

A primeira etapa não é diferente do enterro, então o corpo será velado pelos amigos e familiares por um período estipulado pela funerária. Será esse o momento ideal para que todos possam despedir do ente querido e também do seu corpo físico.

Quando o período do velório ou cerimônia de despedida termina, o corpo será levado para crematório, onde todo o processo da cremação será iniciado.

  • Câmara de refrigeração

A segunda etapa será marcada por uma refrigeração do cadáver. Ele será levado para uma câmara fria, geralmente no subsolo do crematório, onde a temperatura estará a aproximadamente 0 °C.

O corpo ficará esfriando por cerca de 24 horas (tempo estipulado pelos crematórios brasileiros). Nesse período, os familiares e demais instituições legais podem pedir o corpo para a realização de análises, quando necessárias.

  • Incineração do caixa e corpo

Após um dia, o corpo será retirado da câmara fria e juntamente com o caixão, ele será levado até o forno. Os objetos e metais serão todos retirados, assim como as alças que compõe a estrutura do caixão.

Então, a uma temperatura mínima de 1200 °C, o corpo começa a ser incinerado. Lembrando que 1000 °C já faz com que o corpo humano mude de estado, incluindo os cabelos, ossos e a carne. Todo o procedimento demora cerca de 2 horas.

  • Peneira e triturador

Por mais que a incineração seja “destruidora”, ainda é possível encontrar alguns resquícios físicos do corpo ou do caixão. Então, as cinzas e os restos passam por uma peneira para realizar a busca por material que necessita ser triturado.

Após encontrar os pedaços, eles serão levados para um triturador e então tudo é transformado em pó.

  • Entrega das cinzas

A trituração, etapa anterior, demora cerca de 30 minutos. Assim que ela termina, as cinzas são coletadas e colocadas em uma urna para que possam ser entregues a família.

Os familiares poderão levá-las para a casa, realizar outro ritual de despedida ou então deixá-las em um cinerário para que eles possam fazer visitas futuramente. É importante dizer que a urna pesará cerca de 4 kg, por isso é muito importante definir qual será o seu destino.

Conheça as 6 principais vantagens da cremação

Agora todos os detalhes foram expostos e é possível, facilmente, apresentar as 6 principais vantagens da cremação.

Com todo o conhecimento passado, acredita-se que você já tenha uma intuição sobre as vantagens, sendo a lista que virá a seguir apenas uma confirmação dos seus pensamentos.

Então, antes de tudo, saiba que as vantagens da cremação também podem ser únicas e individuais. Leia tudo com atenção e leve as seis indicações como base para que você possa as incluir em suas deduções. Confira:

1. Rituais de despedida mais simbólicos

A primeira vantagem da cremação é a possibilidade de realizar rituais de despedidas que apresentem um simbolismo que represente o ente querido.

Por mais que o velório possa atender bem essa questão, as cinzas podem ser utilizadas para outros momentos, principalmente, quando a família próxima quer fazer uma despedida isolada.

2. Preservação do meio ambiente

Todos os processos que envolvem a cremação fazem com que todos os restos mortais, em forma de cinzas, não sejam nocivos ao meio ambiente. Além disso, o forno em que ocorre a incineração é dividido em duas partes, sendo a primeira para a queima e a segunda para que os gases emitidos sejam filtrados.

Dessa forma, todo o gás eliminado durante a cremação chegará ao ambiente limpo, sem cheiro e não trazendo riscos para a natureza.

3. Não há necessidade de espaço físico para o corpo

Quando um corpo é colocado no caixão e o sepultamento ocorre por meio de um enterro, é preciso que exista um espaço disponível. Na cremação ocorre diferente, pois além do corpo virar cinza, é possível tanto armazená-las em casa quanto jogar para o ar.

O espaço que o cadáver iria ocupar no cemitério não será necessário e isso trará um impacto positivo para o futuro. Pois é bem possível que os cemitérios comecem a ter problemas com espaços para o armazenamento de corpos.

4. Economia

Por mais que a cremação apresente um valor elevado, ainda é possível ver algumas vantagens dentro da economia financeira. A primeira é que não será preciso a locação ou compra de jazigo, pois, dependendo do preço, pode encarecer bastante o sepultamento.

Se a família optar por levar as cinzas para a casa ao invés de deixar em um cinerário, o valor diminui mais ainda. Então, pensando por esse lado, as vantagens da cremação também entram nas questões financeiras.

5. Processo higiênico

A incineração do corpo elimina qualquer possibilidade de o cadáver passar alguma infecção para algum ser vivo. A alta temperatura utilizada irá eliminar todas as células do corpo, fazendo com que qualquer tipo de doença ou infecção seja impossibilitada de transmissão.

Por esse motivo é que o procedimento é considerado higiênico, quando comparado ao enterro.

6. Ter o ente querido sempre por perto

Por fim, a última vantagem da cremação fica por conta dos valores sentimentais. A possibilidade de ter as cinzas da pessoa que se foi por perto, faz com que a família sinta que o ente querido sempre está por perto.

Esse fato pode ajudar a família e os amigos próximos a superarem a perda, criando, mesmo que simbólico, um canal de comunicação.

Agora que toda a explicação foi feita e as vantagens da cremação apresentadas, fica evidente que a modalidade tem inúmeros pontos positivos. O esperado é que tudo que foi dito sirva para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

Lembre-se sempre de que todos merecem uma morte tão digna quanto foi a vida.