Nessa página você vai aprender absolutamente tudo sobre o Crematório Vila Alpina. Saberá o ano que foi criado, o que estava acontecendo em São Paulo na época e até quais pessoas famosas foram cremadas nesse local.
Mas antes de falarmos sobre o Crematório Vila Alpina, precisamos falar sobre o terreno em que ele foi construído, o Cemitério São Pedro.
Cemitério São Pedro
A década de 1970 foi marcada no Estado de São Paulo como uma época em que o governo estadual e a prefeitura promovia diversas obras em prol dos cidadãos.
O Cemitério São Pedro foi uma dessas obras.
Então, em meados de 1972, foi inaugurada essa nova necrópole na avenida Francisco Falconi, Zona Leste de São Paulo
A construção deste cemitério teve como principal objetivo ser uma opção de apoio para o Cemitério da Quarta Parada, localizado na Mooca, que estava ficando sobrecarregado de corpos.
O Cemitério da Quarta Parada, conhecido anteriormente como Cemitério do Braz, é um dos cemitérios mais antigos da cidade de São Paulo, sendo fundado em 6 de janeiro de 1893, entre os bairros Mooca, Brás, Tatuapé e Belenzinho.
Voltando para o Cemitério São Pedro.
Ele é administrado pela prefeitura de São Paulo e estima-se que mais de 100.000 (cem mil) pessoas estejam sepultadas no terreno.
Curiosidades
1- O terreno do Cemitério é de aproximadamente 140 mil m². 134 mil é de área verde para recepcionar os cidadãos paulistas.
2 – O cemitério São Pedro é considerado o 3º maior cemitério da cidade, atrás apenas do Cemitério da Vila Formosa e do Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha.
3 – Em 1974 houve o incêndio no Edifício Joelma que matou 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos. Dessas 187 pessoas mortas, 13 não conseguiram ser identificadas. Elas foram levadas para o Cemitério Vila Alpina.
4 – O Cemitério São Pedro, pela região que se encontra, é conhecido por Cemitério Vila Alpina.
Acesse o site do Cemitério Vila Alpina aqui.
O Crematório Vila Alpina
Em 1974, dois anos após a inauguração do Cemitério São Pedro, São Paulo teve dois momentos marcantes.
O primeiro momento marcante foi que em 1974, foi feita a primeira viagem de metrô em São Paulo.
O segundo momento marcante foi a construção e inauguração do Crematório de São paulo Doutor Jayme Augusto Lopes, o Crematório da Vila Alpina.
O Crematório da Vila Alpina é importante por dois (2) motivos:
1 – É o primeiro crematório da américa latina
2 – É um dos maiores crematórios do mundo.
Estrutura do Crematório Vila Alpina
No crematório, foram construídos:
• Estacionamento
• Portal do Crematório Vila Alpina
• Sala para Cerimônias
• Câmara Fria ( para armazenamento de no mínimo 24 horas dos corpos)
•Fornos Crematórios
•Câmara para armazenar as cinzas (até os familiares buscarem)
Estacionamento
O estacionamento do crematório é bastante amplo e gratuito para quem deseja visitar o local. São quatro (4) faixas de vagas em 45 graus acomodando aprox. 100 carros.
Estacionamento do Crematório Vila Alpina
Portal do Crematório Vila Alpina
O Portal do Crematório da Vila Alpina é famoso por ser uma central de informações.
Nele, é possível ter acesso a informações como:
• Quanto custa para fazer cremação no Brasil
• Informações sobre outros crematórios municipais
• Localização do crematório e melhores rotas
• Notícias sobre legislação
Sala para Cerimônias
No Crematório, é possível encontrar uma sala para realizar as cerimônias religiosas e prestar as últimas homenagens de despedida aos entes queridos.
Cada cerimônia possui um tempo de aproximadamente 15 minutos e são realizadas diversas vezes ao dia.
Nessas cerimônias, é possível ter a presença de corais, rezas e orações, músicas e tons sonoros de acordo com a vontade e necessidade dos responsáveis pelo ente querido.
Câmara Fria
Para ocorrer a cremação de um corpo, é necessário que esse corpo permaneça em conservação por no mínimo 24 horas antes de entrar no forno para a cremação.
No Crematório Vila Alpina, é possível encontrar três (3) dessas câmaras frias com capacidade para armazenar até 192 corpos no total.
Fornos Crematórios
Depois da diária na câmara fria, o corpo é inserido, junto com o caixão, no forno para a cremação. Depois do corpo cremado, tudo que não são os ossos do corpo são incinerados.
No crematório, é possível encontrar dois (2) fornos de cremação que suporta 750 corpos por mês em média. O forno pode cremar separadamente dois corpos ao mesmo tempo em duas câmaras de cremação distintas.
Cada forno de cremação tem 3,00 m de largura, 2,60 m de comprimento e 2,30 m de altura.
Câmara para Armazenar as Cinzas
Uma coisa que não é muito sabida sobre a cremação é que o ato de cremar não acaba nos fornos.
Depois do forno, os ossos ainda permanecem no local. Então, cabe ao agente funerário a pegar esses ossos, moer um um moedor e embalar adequadamente para entregar ao familiar responsável quando vier pegar as cinzas.
O Crematório Vila Alpina possui uma área específica para armazenar essas cinzas e o prazo para se disponibilizar as cinzas para os familiares é de 10 dias corridos.
Curiosidades
A lista de pessoas famosas cremadas no local:
Manuel de Nóbrega, humorista; Célia Biar, atriz; Carlos Zara, ator; Miriam Muniz, atriz; Raul Cortez, ator; Herval Rossano, ator e diretor de televisão; Paulo Autran, ator; Alberto Guzik, ator, crítico teatral; John Herbert, ator. Elpídio Reali Júnior, jornalista; Serginho Leite, humorista; Clayton Silva, humorista; Ênio Gonçalves, ator e dramaturgo; Donizete Galvão, poeta e jornalista; Canarinho, humorista; Antônio Abujamra, ator, diretor de teatro; Ada Chaseliov, atriz; Osmiro Campos, ator, dublador e diretor de dublagem;Etty Fraser, atriz; Ivani Ribeiro, telenovelista.
Crematório da Vila Alpina – Onde Fica
O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado “Dr. Jayme Augusto Lopes”, foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída, localizado na Av. Francisco Falconi, número 437.
Quando pode ocorrer a cremação
Ao optar pela cremação, o contratante deve procurar uma das agências do Serviço Funerário. A cremação poderá acontecer quando:
– o falecido houver manifestado, em vida, este desejo através de “Declaração de Vontade”, devidamente registrada em cartório.
– A autorização para cremação, de quem não optou por ela em vida, é concedida por um parente de primeiro grau mais próximo, na ordem sucessória (cônjuge, ascendente, descendente e irmãos maiores de 18 anos) e testemunhada por duas pessoas, além da apresentação do atestado de óbito assinado por 2 médicos. Parentes de 2.º grau não podem autorizar a cremação.

Crematório da Vila Alpina SP – Dr Jayme Augusto Lopes
-No caso de morte violenta, a cremação só ocorrerá mediante autorização judicial. Para isso são necessários:
O crematório da Vila Alpina, na zona Leste da cidade, denominado “Dr. Jayme Augusto Lopes”, foi implantado em 1974, sendo um dos maiores do mundo e pioneiro na América Latina. São 134 mil m² de área verde e 4.700 m² de área construída.
1) Atestado assinado por um médico legista;
2) Boletim de Ocorrência;
3) Declaração de um delegado de polícia manifestando não se opor à cremação em questão;
4) Atestado de Óbito assinado por dois médicos.
– Ver formulário “Declaração de Vontade”: COMO PROCEDER>cremação> Declaração de Vontade.
O Crematório da Vila Alpina oferece uma sala para cerimônias ecumênicas onde familiares e amigos dispõem de 10 a 15 min para as últimas despedidas. Apresentação de coral, orações, alocuções, músicas sacras ou profanas, populares ou clássicas, escolhidas previamente, podem integrar essa cerimônia. As cinzas ficam no Crematório, à disposição da família, por 30 dias; após esse período, se não reclamadas, serão respeitosamente esparzidas pelo jardim do próprio Crematório da Vila Alpina.
Crematório Vila Alpina – Mapa e Informações de Contato
Crematório Municipal “Dr. Jayme Augusto Lopes”
Av. Francisco Falconi, 437 – Jd. Avelino – Vila Alpina
03227-000 – São Paulo – SP