Como usar palavras de conforto para consolar pessoas de luto?

Como usar palavras de conforto para consolar pessoas de luto?

A morte é algo comum a todas as pessoas, mas é impossível prever o momento da partida e, quando isso acontece, o luto pode ser muito doloroso para quem fica. É muito comum ter dúvidas de como se expressar os seus sentimentos e confortar aqueles que sofrem por alguém que se foi.

Afinal, a dor da perda de um ente querido é muito forte e é difícil encontrar palavras que sejam realmente tocantes e que possam trazer algum nível de conforto para o sofrimento do luto.

Neste momento é importante ter bom senso e evitar frases de efeito, ou muito usadas, pois isso pode piorar a situação e causar desconforto. Às vezes, poucas palavras sinceras são muito mais reconfortantes do que muitas frases de efeito.

O Mais Importante é Sempre ter Empatia

O Ideal é se colocar no lugar do outro, ter empatia ajuda muito em momento de luto. É importante também saber como funciona o luto para daí se sentir mais à vontade para falar a agir diante de alguém que sofre por perder alguém querido.

Quando mais próximo for do falecido, mais doloroso e demorado poderá ser o período de luto. É interesse saber que o luto é composto, normalmente, por cinco fases.

As 5 Fases Do Luto

A primeira é a negação, que é a forma como a mente tenta proteger a pessoa da dor. A pessoa de luto passa a negar a realidade, não aceitando a morte, evitando falar do assunto. Ela acredita ou quer acreditar que foi um engano, ou que a pessoa irá voltar. Mantendo uma esperança que na verdade irá prolongar ainda mais o sofrimento.

A segunda fase é a raiva do mundo, que engloba a família, amigos, médicos e, às vezes, até de Deus. A pessoa de luto acaba culpando todos pela sua perda. Inclusive muitas vezes sente raiva de si mesma.

A terceira fase é conhecida como barganha. Neste período, a pessoa de luto começa a fazer promessas a Deus ou a entidades em que acredita. Os discursos geralmente são parecidos. Prometem ser pessoas melhores, mais carinhosas, amorosas e caridosas. Esse é um momento de recomeço, é como enxergar um futuro, é um planejamento de uma vida melhor.

A quarta fase é a depressão: neste período de perda a pessoa começa a se tornar mais real no cotidiano do enlutado. A tristeza pode se identificar e a pessoa pode se isolar do mundo.

A quinta fase é a aceitação, que é quando a pessoa de luto começa a aceitar a realidade e entender que aquele que se foi não irá mais voltar. Neste momento, a pessoa começa a entender que terá que enfrentar a vida mesmo com a perda.

A Importância De Se Entender As Fases Do Luto Para Elaborar Palavras De Conforto

Entender essas etapas do luto é muito importante para saber identificar as palavras de conforto que devem ser ditas e em que momentos elas devem ser expressadas.

Oferecer ajuda no momento certo de cada fase pode tornar o sofrimento menos pesado. As palavras nunca trarão o ente ou amigo de volta, mas podem trazer conforto e força para seguir em frente.

Palavras De Conforto Para Uma Pessoa Que Perdeu Alguém Querido

Como sabemos a dor da perda não é passageira. A pessoa de luto passa por vários processos ao logo de sua recuperação, então, é importante ter paciência com quem está sofrendo.

Melhor do que falar frases ou palavras mecânicas é oferecer o seu apoio, dando abraços sinceros e se colocando a disposição para ajudar e ouvir. Demonstre empatia e sensibilidade ao sofrimento do próximo.

Portanto, use frases sutis, como:

  • “Eu não sei o que você está sentindo, mas me solidarizo com sua perda e sinto muito que esteja passando por essa dor, mas vou pedir a Deus por você e para que ele amenize a sua dor”.
  • “Sinto muito, mas gostaria de dizer que você deve sentir a dor a sua maneira, fique triste o quanto precisar, os sentimentos são seus e eu estou à sua disposição”.
  • “Estou aqui para você, para ajudar no que for preciso. Gostaria de saber como posso ajudar você, se tiver algo que eu possa fazer é só me falar. Conte comigo, pois, sei como é perder alguém”.
  • “Meus pêsames, eu quero me disponibilizar e dizer que me solidarizo com sua perda e gostaria de me colocar a disposição para o que for possível. Quando puder, eu sei que você vai seguir em frente, mas neste momento, apenas sinta”.