代孕 | Military Drones | Military Drones for sale | Military uav for sale | Military Grade Drones for sale | vape wholesale | wholesale vape supplies |
Como superar o medo de morrer? - Crematório Vila Alpina

Como superar o medo de morrer?

Como superar o medo de morrer?

Superar o medo de morrer é um dos desafios mais difíceis da humanidade. Essa afirmação pode estar ligada ao fato de que esse evento irá acontecer com toda a humanidade.

É comum que muitas pessoas busquem alternativas para driblar esse receio que a morte costuma causar. E a dúvida sempre fica no ar: será que existe uma fórmula mágica para que o medo da morte acabe?

Diante de tantas alternativas existentes que visam superar essa questão, o presente artigo irá trazer algumas formas de lidar com esse medo. Continue a leitura e descubra dicas importantes para aprender a amenizar esse sentimento.

Entendendo o simbolismo da morte

O primeiro passo para superar o medo de morrer será entendendo todo o seu simbolismo. Durante toda a vida, o ser humano passar por diversas mortes essenciais para o seu desenvolvimento.

Não necessariamente ela acontece quando a vida é cessada, mas sim no cotidiano quando algo que era rotina, passa a não existir mais. É a partir desse pensamento que o simbolismo da morte é entendido.

Ela sempre foi entendida como o fim, e esse simbolismo faz com que ela fique pesada e cause sentimentos indesejados. Mas começar a descontruir essa crença e entender que ela também pode ser o começo, será essencial para lidar com ela.

Pare e pense quantas questões em sua vida já foram interrompidas. A perda de um emprego importante, o término de um relacionamento, uma pessoa querida que foi morar longe, entre outros. Todos esses acontecimentos também podem representar a morte e a maioria foi essencial para o seu crescimento.

Então por que não trazer essa ideia para se preparar para sua despedida da vida?

Primeiro passo para superar o medo de morrer

Não pense que superar o medo de morrer seja fácil. Quem trabalha com saúde mental ou fez algum tipo de terapia sabe que os medos, na maioria dos casos, podem demorar a serem sanados.

O primeiro passo então será aceitar que a perda da vida é algo inevitável para todos os seres vivos da terra. Esse pensamento tende a causar um certo conforto, pois você fica ciente de que todos terão que passar por isso.

Você passará a ter um olhar diferente sobre a vida e a enxergar o comportamento das pessoas diante da certeza da morte.  Isso também servirá de apoio para que você busque fontes de inspiração para lidar com esse medo.

É claro que essa observação pode causar uma certa ansiedade, pois você perceberá que existem pessoas que lidam muito bem com o fim da vida. Mas, você deve aproveitar essa inquietação e utilizar a forma delas encararem a morte como um incentivo para que você busque o seu caminho para encarar o fim.

Você não precisa encarar a o medo de morrer sozinho

Por mais que a morte seja única de cada um, você não precisa encarar o medo de morrer de forma solitária. Buscar ajuda pode ser uma ótima forma iniciar o processo de aceitação e então sanar esse temor.

Comece então a compartilhar esse sentimento com pessoas próximas e perceba qual a visão delas sobre o assunto. Fazendo isso, você participará de uma troca de experiência que será enriquecedora para aceitar e lidar com o medo.

Além disso, se você perceber que esse temor da morte esteja impedindo com que você viva, então pode ser o momento de buscar uma ajuda profissional. Psicólogos e psiquiatras serão os profissionais adequados.

Eles irão trabalhar a causa raiz e então propor algumas soluções com embasamento técnico. Pode ter certeza que com o passar do tempo você estará falando da morte de forma livre e tranquila.

Caminhos alternativos para lidar com a morte

É claro que superar o medo de morrer também pode ser feito de outras formas. Existem muitos caminhos alternativos que você pode escolher, lembrando que eles devem seguir as suas crenças e vivências.

Conheça uma pequena lista de alternativas que podem ser utilizadas para te ajudar nesse processo:

  • Buscar alguma religião

Não vamos entrar na questão sobre qual religião é a certa a ser seguida, mas sim entender como todas, de um modo geral, podem ajudar.

As religiões foram criadas para que o ser humano pudesse encontrar conforto em algumas questões da vida. A morte, por exemplo, é o tema central de grande parte delas, onde muitas desenvolveram teorias sobre o que irá acontecer quando você morrer.

O ideal então é encontrar aquela que você acredite e que te faça compreender todo o processo da morte. Isso também pode englobar técnicas de meditação, yoga e outros exercícios que trabalhem a mente e o corpo.

  • Encontrar referências na arte

A arte é o reflexo da humanidade. Quando nos deparamos com obras de artes, é comum que elas despertem muitos questionamentos. Essas questões podem ser essenciais para encontrar muitas respostas.

Procure artistas que simbolizam a morte em suas pinturas, onde você consiga ter uma visão nítida sobre o seu pensamento. Você perceberá também, caso escolha artistas antigos, que em cada época a morte pode ter uma representação perante a sociedade.

É possível então que você consiga encontrar a resposta para sanar esse medo por meio de uma ótica do século passado. Tenha a certeza de que você só tem a ganhar escolhendo esse caminho.

  • Literatura em geral

Além da arte em forma de pintura, citada anteriormente, a literatura também é riquíssima de visões sobre o fim da vida. Não existe uma fórmula correta ou o autor indicado para isso, cada texto tem uma forma única de tocar cada ser humano.

Busque autores que você tenha uma simpatia e tente captar as mensagens que ele passa. Você não precisa ler apenas livros que relatam a morte em si, saiba que muitos autores conseguem transparecer o momento da partida de diversas formas.

  • Ter um propósito de vida bem definido

Talvez esse seja um dos melhores caminhos a se tomar, pois você passa a ter um novo olhar sobre a vida. E a partir dessa nova visão, a morte ganha outro sentido.

Quando você consegue ter um objetivo claro sobre o que quer fazer da vida, você passa a direcionar suas ações. Elas serão pautadas no seu objetivo e você passa a dar um sentido para a sua existência.

Tudo isso fará com que você entenda que a sua vida é necessária e que quando você morrer, tudo que foi feito será útil para outras pessoas. Um conforto será gerado e você passará a superar o medo da morte de uma forma gradativa.

Considerações finais

Foi possível perceber que existem muitas formas de superar o medo da morte. Mas é preciso fazer a escolha de acordo com o seu estilo de vida e também com as vivências que você já teve.

O interessante também é buscar não apenas uma, mas várias formas de lidar com esse medo. Não se esqueça também que uma ajuda profissional pode ser ideal caso o problema esteja atrapalhando a sua vida.

Uma vida bem vivida faz com que o momento da morte seja esperado de forma leve. Pois você já tem a certeza de que teve uma vida digna e que a morte será apenas mais um evento. Os medos foram criados para serem superados.