(11) 4210-6455

Assim como os humanos, os animais também merecem ter uma despedida respeitosa. Saiba que muitas famílias já estão utilizando as cinzas de cremação pet para realizar lindas homenagens ao animal que está partindo.

Mas para conhecer as melhores formas de despedir do seu amiguinho, será preciso entender o processo de cremação do pet para então direcionar as homenagens.

Continue a leitura e descubra como todo o sepultamento é feito e também veja algumas dicas para utilizar quando o seu companheiro ou companheira partir.

Como funciona a cremação pet?

Os procedimentos para realizar a cremação pet são bem próximos dos aplicados nos seres humanos. No caso dos animais, existe a possibilidade de o processo acontecer em grupos, mas nesse caso as cinzas de cremação pet não serão devolvidas ao dono.

Para entender um pouco mais, veja como cada etapa é realizada. Lembrando que as fases que serão apresentadas representam a cremação unitária. Então, nesse caso, os donos podem ficar com as cinzas. Confira:

Essa etapa é feita quando os donos decidem ter um tempo a mais para despedir do animal. Então uma cerimônia é preparada e todos os membros da família aproveitam mais um pouco a presença do pet.

As empresas preparam o evento e os donos levam flores, fotos, imagens e até vídeos dos momentos em que o animal estava vivo e dando alegria a todos. Tudo isso acontece antes do processo de cremação ser iniciado.

Após a cerimônia de despedida ou velório, o bichinho será levado para uma câmara de refrigeração. Ele permanecerá por 24 horas, até que seu corpo esteja pronto para a incineração.

A temperatura de 0 °C será mantida durante todo o tempo em que o animal estiver na câmara. Esse período também pode ser aproveitado para que a família se prepare para a cremação, sendo ideal para iniciar o processo de aceitação da morte.

Agora, o corpo será transportado até ao forno, onde a incineração ocorrerá e a temperatura ficará próxima de 1200 °C. O local é dividido em duas partes, onde a primeira ocorre a queima e a segunda a diluição dos gases que podem ser tóxicos para o meio ambiente.

Essa etapa tem um tempo estimado de 2 horas e pode variar de acordo com o tamanho do corpo do animal e também com a temperatura escolhida para que a cremação aconteça.

Após esse período, os restos são retirados do forno e levados para um processo de peneiração. Então, qualquer parte do animal que não tiver sido transformado em cinza será identificado e batido até que tudo vire pó.

Por fim, as cinzas são colocadas em urnas ou recipientes especiais e entregue aos familiares. A partir de agora, cabe a cada um escolher o que fazer com as cinzas de cremação pet, sendo que a maioria das pessoas realizam outra cerimônia de despedida.

Dicas para realizar uma bela homenagem com as cinzas de cremação pet

Existem vários tipos de homenagens que podem ser feitas com as cinzas de cremação pet. O primeiro ponto antes da decisão é a família lembrar do que o anima gostava e como esse sentimento pode ser representado em uma última ação.

Algumas pessoas gostam de realizar uma prece e levar as cinzas para algum local que represente a jornada do bicho na terra. Essa pode ser uma ótima homenagem, mas é claro que muitas pessoas não conseguem realizar essa associação.

Então diante disso, será apresentado três dicas que podem ser úteis na hora de escolher de como será a cerimônia. Veja abaixo:

Considerações finais

A morte de um animal de estimação pode ser tão dolorosa quanto a de um ser humano próximo. Por esse motivo é muito importante que todas as etapas da despedida sejam feitas e uma bela cerimônia seja celebrada para a despedida.

Utilize todas as dicas citadas para chegar a um ponto comum que una as suas possibilidades ao estilo de vida que o seu pet levava. Pode ter certeza que ele ficará muito feliz com a homenagem e estará muito grato pela vida que vocês passaram juntos.

×