Cemitério São João Batista e famosos túmulos

Cemitério São João Batista e seus famosos túmulos

Localizado no bairro de botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, o Cemitério de São João Batista foi inaugurado em 1852, sendo uma das maiores necrópoles da cidade. Possui cerca de 25 mil túmulos e já foram realizados aproximadamente mais de 65 mil sepultamentos no local.

Possui extrema importância histórica e artística não só para o bairro onde está localizado, mas também para a cidade do Rio de Janeiro, pelo fato de que é um dos mais ornamentados cemitérios brasileiros, com centenas de ricos mausoléus por todo o local. Considerado hoje até mesmo um atração turística da cidade carioca, constando até no roteiro cultural oficial do Rio de Janeiro para os visitantes.

O Cemitério ainda foi um dos pioneiros da América Latina na implantação da plataforma “Google Street View” em 2015, que permite realizar uma visita virtual da necrópole por todo o seu interior, além da instalação de placas com QR Code em alguns túmulos que permitem obter informações sobre o falecido.

cemitério são joão batista

Cemitério São João Batista, túmulo de Carmen Miranda

Além disso, o Cemitério São João Batista também é conhecido por possuir dezenas de famosos sepultados. O São João Batista é chamado por muitos como o “Cemitério das Estrelas”. Agora veremos as personalidades mais famosas que estão sepultados no Cemitério São João Batista.

Cemitério São João Batista, túmulo de Carmem Miranda

Carmem Miranda cantora, atriz e precursora do Tropicalismo no Brasil morreu nos Estados Unidos, especialmente em Beverly Hills. Segundo a perícia da época ela sofreu um colapso e morreu imediatamente em seu quarto, num hotel da cidade. Quem a encontrou foi sua própria mãe na manhã seguinte. Carmem Miranda morreu com 46 anos de idade.

No Cemitério São João Batista há uma réplica de bronze de seu autógrafo. Lá a “pequena notável” descansa eternamente. O Cemitério São João Batista é famoso por possuir famosos do nível da famosa Carmem Miranda.

Cemitério São João Batista, túmulo de Tom Jobim

Antônio Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim foi outro famoso Brasileiro que morreu em solos norte americano. Jobim morreu em Dezembro de 1994 aos 64 anos na cidade de Nova Iorque. Ele sofreu uma parada cardíaca ainda no Hospital Mount Sinai.

cemitério são joão batista

Mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL) no Cemitério São João Batista
Foto Fonte: www.fotospublicas.com.br

O seu túmulo no Cemitério do São João Batista está sempre bem ornamentado e sempre com coroas de flores. Seu túmulo é muito simples, uma palmeira imperial está junto a ele e pode ser vista por qualquer um que quiser visitar o Cemitério São João Batista, no Rio, cidade que Jobim declarou que amava. O seu túmulo fica na principal rua dentro do Cemitério São João Batista, esta via é uma das mais “famosas” do cemitério. Os túmulos próximos ao de Jobim costumam estar sempre limpos, higienizados e muito ornamentados.

Cemitério São João Batista, túmulo de João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro foi um famoso escritor, roteirista, jornalista e também professor formado pela ABL. É autor de diversos livros, obras e romances, dentre suas principais obras está “O sorriso do lagarto”, obra adaptada para a televisão Brasileira.

João Ubaldo morreu em sua casa na madrugada do dia 18 de Julho deste ano. Segundo a perícia ele sofreu um sério problema pulmonar, uma embolia. O túmulo de João Ubaldo Ribeiro está no Cemitério São João Batista, mais especificamente dentro do Mausoléu da ABL (Academia Brasileira de Letas).

A cerimônia de seu funeral foi feita pelo Mon. Sérgio Costa Souto logo após seu corpo foi sepultado no Mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista.