(11) 4210-6455

Acabou de perder alguém especial e não sabe mais o que fazer? Sabemos que não é fácil lidar com a perda, por isso selecionamos 10 dicas de como aceitar a morte!

Não importa o quanto saibamos sobre a passagem, nunca estaremos preparados para lidar com a perda de um ente querido. Mesmo naquelas tristes situações em que o quadro clínico leva a pessoa a falecer gradualmente, ainda nos perguntamos: como aceitar a morte?

Viver o luto é uma forma de passar por esse processo, uma vez que precisamos internalizar a realidade e vivenciar nossas emoções. E para ajudar você com isso, selecionamos, neste texto, 10 dicas de como aceitar a morte. Acompanhe!

Vivencie as despedidas

Sabe aqueles rituais de despedida? O velório, o sepultamento ou cremação, a vela do sétimo dia, entre outros, são eventos praticados por algumas religiões e que têm total importância na vida de quem fica.

Isso porque são maneiras de oferecer respeito, dignidade e demonstrar o cuidado com a memória de quem se foi. Participar desses rituais é o primeiro passo para viver o luto e enfrentar a situação.

Viva o luto

Viver o luto é crucial quando o que você quer é entender como aceitar a morte. Isso porque o luto é o processo solitário em que você vai lidar com a sua dor, vivê-la e, depois, enfrentá-la.

Pode ser que, para isso, você passe pelas fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Entender sobre isso é muito importante para que você saiba que é muito comum se sentir perdido nesse período. Mas, o mais importante é: se permita viver o luto, pois atravessar esse processo é o ponto chave para superar a perda.

Não se isole

Durante algumas etapas do luto, pode ser que você sinta vontade de se isolar de todos para sentir a sua dor sozinho. Embora seja comum essa necessidade, não é a melhor saída.

Durante este processo, é muito importante tomar cuidado para que o quadro de luto não se torne uma patologia. O isolamento é um indício que pode levar à depressão, por exemplo.

Compreender como aceitar a morte é entender que pessoas precisam de pessoas. Nesse momento em especial, você precisa de apoio, por isso, se permita tê-lo.

Compartilhe sua dor

Por falar em buscar apoio, com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis? É com essas mesmas pessoas que pode compartilhar a sua dor de como aceitar a morte.

Saiba que você não é a única pessoa a viver uma perda grande, muitos já passaram e outros ainda passarão. Encontrar conforto em alguém que já viveu isso é unir forças e aprender a superar com a experiência compartilhada.

Pratique o autocuidado

É fato que, em meio à dor de perder alguém, o autocuidado é nosso último pensamento. No entanto, praticá-lo é reconectar-se consigo mesmo, entender que você ainda está vivo e não se permitir desmoronar.

Por isso, escute seu corpo, faça meditação, tome um banho demorado, escreva sobre suas emoções, se conecte com a natureza, use sais, compre algo novo que você queira muito, leia um bom livro, enfim, cuide de você para que consiga superar a dor.

Focalize o amanhã

Sabemos que a dor da perda é um sentimento muito constante. Embora a despedida tenha ocorrido ontem, por exemplo, parece que foi muito mais recente que isso, não é mesmo? É por isso que, se você quer saber como aceitar a morte, precisa parar de pensar nela o tempo todo.

Isso significa esquecer o momento e fingir que não aconteceu? Não! Significa focar no futuro, pensar no amanhã e ter esperança de dias melhores. Ou seja, viva o luto, mas não viva no passado, afinal, ele passou. E quando o passado vai, o que vem? Um novo dial. É nele que seu foco precisa estar.

Permita-se relembrar

Mas, agora querem que eu focalize o passado? Não! Permitir-se relembrar é olhar para trás com outros olhos: uma visão de agradecimento pelo que viveu, cuidado com a memória guardada e compartilhamento de lembranças vividas.

Trata-se de impulsionar o amanhã com o que já foi vivido ontem. Nesse sentido, evite lembrar o dia em que o ente querido morreu e se permita viver as recordações que você compartilhou com ele.

As lembranças são para que você não esqueça a importância que ele teve em sua vida e não para atormentar você. Aprenda a lidar com elas.

Comece uma nova atividade

Dar mais um passo no processo de como aceitar a morte é muito importante. Se você já viveu o luto e está decidido a retomar a sua vida, mas não sabe como fazer isso, pense em fazer algo novo.

A sensação de vazio que o luto causa é muito comum, mas você não precisa viver com ela. Você pode, portanto, ressignificá-la começando uma nova atividade. Sabe aquele hobby que você tem guardado? Ponha em prática!

Planeje uma viagem

E, agora que você se encontra nessa etapa de dar mais um passo no processo de como aceitar a morte, já pensou em programar uma viagem? Conhecer um novo lugar? Se mudar de cidade?

Viajar é uma atividade que permite que você renove as energias. Você também pode conectar-se consigo mesmo ao viajar sozinho, ou levar alguém com você para aproveitar os dias em conjunto e ter o apoio amigo.

Procure ajuda profissional

Por fim, se mesmo após tentar todas as dicas aqui citadas, ou se você perceber que está precisando de ajuda além de tudo isso, não hesite em procurar um profissional.

Você pode passar por um tratamento psicológico, psiquiátrico ou terapêutico, por exemplo, para aprender a como aceitar a dor seguindo as orientações do especialista, com foco no seu caso.

Mas, não se esqueça, você não está sozinho nessa. Inclusive, se este texto ajudou você de alguma forma, compartilhe nas suas redes sociais para alcançar mais pessoas que, como você, precisam saber como aceitar a morte da melhor forma possível!

×