15 livros para ler antes de morrer

15 livros para ler antes de morrer

Existem algumas obras que são tão maravilhosas que acabam entrando para a lista de livros para ler antes de morrer. Contudo, fazer esse tipo de lista, é complicado, pois isso depende do gosto particular de muitas pessoas.

Sendo assim, para se chegar em um consenso de uma lista de livros para ler antes de morrer, decidimos escolher os mais procurados e mencionados como obras que mudarão a vida dos leitores de uma forma significativa.

A partir dessa pesquisa, preparamos essa lista fantástica de 15 livros para ler antes de morrer, contudo, você pode ficar à vontade de deixar no comentários quais livros acha que estão faltando em nossa lista ou, até mesmo, montar a sua própria lista… confira!

1. Quarto de Despejo, de Maria Carolina de Jesus

Na melhor do que começar nossa lista com Maria Carolina de Jesus. Moradora da favela do Canindé, Maria era mineira e não teve a oportunidade de frequentar a escola por muito tempo. Contudo, o tempo que ela esteve estudando, foi o suficiente para ajuda-las a escrever os seus relatos em um diário.

Esse diário foi escrito por ela contanto os fatos e acontecimentos da favela, as dores e as alegrias dos favelados, bem como, as mudanças constantes que aconteciam nas comunidades em sua época, em pela expansão da cidade de São Paulo.

A obra é considerada um marco da escrita feminina no Brasil, sendo uma narrativa bem atua, apesar de ter sido escrita em 1960. Portanto, essa é uma ótima opção para iniciar a nossa lista de livros para ler antes de morrer.

2. Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley

Para quem gosta de ficção científica, Admirável Mundo Novo é uma ótima leitura, pois esse livro vai trazer em seu enredo uma sociedade futurista onde as pessoas não nascem por meios biológicos, mas sim por meios artificiais e são condicionadas a uma sociedade cheia de regras inquestionáveis.

Uma verdadeira distopia, que fala de uma sociedade reprimida, condicionada a aceitar as regras impostas. Entre outros fatores, esse livro de 1932 pode nos fazer pensar em situações que talvez sejam bem semelhantes coma nossa realidade atualmente. Vale muito a pena a leitura.

3. O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

Se você assistiu o Auto da Compadecida, vai adorar ler o livro que, como sempre, é bem melhor que o filme, mesmo a obra cinematográfica sendo excelente também. Isso porque Ariano Suassuna é um grande escritor, um verdadeiro mestre em contar histórias, por isso, sua escrita é encantadora.

Esse é um livro muito bem-humorado e divertido de se ler, que se passa no sertão nordestino e narra as aventuras de Chicó e João Grilo, que se metem em muita confusão e dão o tom da alegria do povo nordestino na história, mostrando que, mesmo com todas as adversidades, é possível viver a vida, sorrir e sonhar.

4. O Apanhador no Campo de Centeio, J. D. Salinger

Já escutou seu filho adolescente? Nesse livro, um garoto de 16 anos vai falar sobre as suas experiências na escola e depois vai falar sobre o que pensa dos seus pais.

Uma obra no estilo rito de passagem, que fala sobre a juventude e a passagem da infância para a adolescência e da adolescência para a vida adulta. Com certeza, vale a apena conferir essa história.

5. A Elite do Atraso: da Escravidão à lava jato, Jessé Souza

Esse é um dos livros para ler antes de morrer onde você vai  entender melhor a sociedade brasileira, bem como, entender nossas questões de desigualdade, situação que é muito gritante na sociedade brasileira.

A obra vai fazer uma análise histórica através das nossas redes de comunicação, ou seja, através das redes sociais e da manipulação das grandes empresas para entender as estruturas que sustentam a sociedade.

6. O Sol é para Todos, de Harper Lee

Um clássico na literatura moderna norte-americana, que foi adaptado ao cinema e conquistou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962.

É um livro que tem o seu enredo contextualizado na década 60, nos Estados Unidos, sendo uma história narrada por uma criança. O pai dessa criança é um advogado que vai defender um homem negro acusado de estupro. A obra fala mundo sobre preconceito racial e a luta do povo negro por direitos iguais.

7.  Processo, Franz Kafka

O processo é um clássico da literatura mundial que vai nos contar a história de um bancário que, sem entender o motivo, é processado não sabe o que fez de errado.

Esse é um romance que precisa entrar na sua lista de livros para ler antes de morrer.

8. O Iluminado, Stephen King

Entre os clássicos do terror, O Iluminado é um livro que vai te causar arrepios, pois conta a história de uma família que se muda para um hotel sinistro, onde muitas pessoas morreram.

Nesse contexto, o filho desse casal começa a ver todas as coisas terríveis que aconteceram naquele local ao mesmo tempo em que o pai começa a ser atormentado pro toda atmosfera sinistra do local.

9. Dom Quixote, Miguel de Cervantes

Quem nunca escutou falar de Dom Quixote de la Mancha, um senhor de idade que o seu maior passatempo era ler histórias de cavaleiros e, então, a partir daí, começa a fantasiar uma vida de aventuras e decide se tornar cavaleiro também.

10. 1984, George Orwell

A obra do grande irmão, um dos livros para ler antes de morrer para entender melhor as mecânicas de uma sociedade que é vigiada 24 horas por dia.

Nesse contexto, o livro traz discussões sobre poder, que não se estabelece apenas por poder financeiro, mas também pelo poder da informação, da mídia.

11. O Livro do Desassossego, Fernando Pessoa

Esse livro é o que mais aproximou Fernando Pessoa do gênero do romance. Nessa obra, o principal narrador é um guarda livros que vai narrando o cotidiano em sua volta e vai escrevendo a sua autobiografia sem uma linha de tempo estabelecida.

12. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Embora seja um livro infantil. O Pequeno Príncipe traz consigo problematizações profundas sobre a vida. Uma criança que vive em um pequeno planeta que cuida de uma pequena rosa, decide sair dessa planeta onde vive para aprender sobre o amor e a criatividade.

É um livro rápido de ler e muito gostoso, sendo assim, é uma ótima opção para começar as leituras da sua lista de livros para ler antes de morrer.

13. Dom Casmurro, Machado de Assis

Esse é um daqueles livros que você provavelmente já tenha lido na escola, mas é uma ótima opção de releitura. Por ter uma linguagem mais rebuscada, lê-lo com um pouco mais de maturidade, torna-o ainda mais significativo.

Esse livro fala sobre ciúmes no casamento de Bento Santiago e sua esposa Capitu, mostrando o que as pessoas amarguradas, mimadas e ciumentas são capazes de fazer. Um verdadeiro clássico da literatura brasileira, que conta com uma das personagens mais complexas e intrigantes de toda literatura nacional: Bentinho.

14. Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien

Mais uns daqueles casos que os livros inspiram os filmes e que se tornam grandes sucessos nos cinemas. Para quem gosta do mundo da fantasia, não pode deixar de ler este livro antes de morrer e acompanhar a história de Frodo, o pequeno hobbit que parte em uma jornada em busca da destruição do anel de poder.

15. Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago

Finalizando nossa lista de livros para ler antes de morrer, chegamos á obra Ensaio sobre a Cegueira, escrita por José Saramago, único escritor de língua portuguesa que já recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Nesse livro, José Saramago cria um ambiente para fazer uma análise sobre como nossa sociedade é frágil e como nossos sentimentos mais profundos podem transformar as pessoas de seres humanos dotados de racionalidade em completos animais irracionais.